A Comunidade do Arturos marca presença no 58º do Festival do Folclore de Olímpia - Fefol, representando Contagem. O evento, que teve início na noite do último sábado (6/8), acontece até o próximo dia 13/8. De acordo com os organizadores, cerca de 25 mil pessoas estiveram presentes na abertura, superando as expectativas. As apresentações dos Arturos acontecem nesta sexta-feira (12/8) e sábado (13/8), no Recinto do Folclore Prof. José Sant’Anna, em Olímpia/SP, cidade conhecida como a “Capital Nacional do Folclore”.
Com o tema “Olímpia é o folclore brasileiro”, em referência à música “Olímpia, Cidade-Moça”, da dupla sertaneja Tonico & Tinoco, o festival deste ano conta a participação de cerca de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos, provenientes de mais de 15 estados, de todas as regiões brasileiras.
Um dos líderes dos Arturos, Jorge Antônio dos Santos destacou a importância da presença no festival. “Ficamos honrados com o convite da Secretaria de Cultura de Olímpia. Somos os únicos representantes de Minas Gerais no Fefol e viemos mostrar, aqui, nossa cultura, tradição, congado, Moçambique e raízes afro”.
A Comunidade dos Arturos participou da edição híbrida do Fefol em 2021, e está pela primeira vez, presencialmente, no festival. Segundo os organizadores, a comunidade representa a cultura de Minas Gerais e “preserva a tradição da cultura negra brasileira, além da dança do Batuque, Folia de Reis, guardas de Congo e Moçambique, tradições das celebrações do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, tradicionais no Estado”.
“Nosso país, em especial, Minas Gerais, é de uma imensa diversidade cultural e estamos aqui para mostrar aquilo que é nossa tradição e nossa história”, completou Jorge Antônio dos Santos.
Fefol
O festival de Olímpia reúne, há mais de 60 anos ininterruptos, grupos e manifestações folclóricas de diversos estados brasileiros, e, neste ano, tem a expectativa de retomar presencialmente a festa, de uma forma ainda mais fortalecida.
Abertura 58º Fefol - Fotos: Prefeitura de Olímpia/Divisão de Comunicação
Considerado um dos festivais mais importantes do país, em 2020, o evento foi realizado em formato totalmente digital, por causa da pandemia do novo coronavírus, e, no ano passado, a edição foi híbrida, com apresentações gravadas e ao vivo, transmitidas em tempo real pelos canais oficiais do festival, na internet, alcançando mais de 110 mil pessoas no Brasil e no mundo.
Este ano, as apresentações também estão sendo transmitidas ao vivo e podem ser acompanhadas pelo Youtube (https://www.youtube.com/c/FolcloreOlímpia) e Facebook (http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial) oficiais do Fefol.